terça-feira, 17 de novembro de 2009

Abóbora com Pepitas de Chocolate

Esta sobremesa teve um parto difícil. A ideia inicial era serem bocados de abóbora "marinadas" em açúcar e canela servidos com nozes caramelizadas por cima. Mas depois comecei a pensar e cheguei à conclusão que a combinação abóbora/ canela/ nozes já está mais do que vista e todos já sabemos que funciona e por isso decidi aventurar-me em novas combinações. E ainda bem que assim foi porque estes bocadinhos de abóbora surpreenderam-nos muito. Só foi pena a calda ter passado o ponto. Tenho sempre este problema, nunca consigo acertar com o ponto, mas para a próxima pode ser que fique melhor. O Miguel acha que temos de experimentar estes bocados só que em versão de tarte, com massa folhada. No final, como sobraram muitos bocados de abóbora, voltaram todos para o tacho e foram passados com a varinha mágica para dar origem a um doce.

Para 6 pessoas

- 1 kg de abóbora

- 500 g de açúcar

- sumo de 2 tangerinas (ou de uma laranja)

- 1 c. de sopa de pudim de baunilha

- pepitas de chocolate

1. Descasca a abóbora, limpa-a de sementes e corta-a em cubos. Coloca numa panela larga. Adiciona o açúcar, o pudim de baunilha e o sumo de tangerina. Tapa e deixa marinar durante a noite ou durante pelo menos 6 horas, para a abóbora largar água e assim já não precisas de adicionar água (estamos em tempo de poupar e assim a abóbora fica mais saborosa).

2. Leva a panela a lume médio e vai mexendo sempre. Quando as abóboras tiverem macias retira-as para o prato de servir, mantendo a panela ao lume. Vai mexendo a calda até esta atingir o ponto desejado (gostava de poder dar uma indicação do tempo, mas não faço ideia. Eu deixei estar durante 1h30, mas devia ter ficado menos tempo, portanto é ir vendo).

3. Rega os cubos de abóbora com a calda e espalha as pepitas de chocolate por cima. Deixa arrefecer ligeiramente e serve.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bom o doce de abobora e pepitas de chocolate!! :)

de nivel!!